LAUDO T CNICO
LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL
LAUDO TÉCNICO
DETERMINÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE
SOLICITANTE: FÁBIO LIMA
EXECUÇÃO:
LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E TECNÓLOGIA DE ALIMENTOS
INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS –CAMPUS SALINAS
EQUIPE: QUÍMICA ANALÍTICA 2015.5
Acad. Eng. Alimentos Daiane Pereira Barbosa
SALINAS – MG
MAIO 2015
______________________________________________________________
Fazenda Varginha Km 02 Rod.Salinas/Taiobeiras - Salinas/MG - CEP:39560-000
Fone/Fax: (038) 3841-7000 - Email: comunicacao.salinas@ifnmg.edu.br
IFNMG
LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL
1.0
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
O ácido acético (CH3OOH) é um ácido fraco, tendo um Ka de 1,8 x 10-5. Ele é amplamente usado em química industrial na forma de ácido acético glacial 99,8% (m/m)
(densidade de 1,051) ou em soluções de diferentes concentrações. Na indústria alimentícia é consumido com vinagre, que é uma solução diluída do ácido acético glacial
(3,5 a 8% m/v).
O vinagre é considerado um condimento, pois a sua principal finalidade é atribuir gosto e aroma aos alimentos, a quantidade indicada para consumo deve estar entre 4% e 6% de ácido acético de acordo com a legislação brasileira.
O grau alcoólico do vinagre representa o resíduo do processo de acetificação.
Todo vinagre deve ter um pouco de álcool, caso contrário as bactérias acéticas, na ausência de um substrato alcoólico, podem degradar o ácido acético produzido com prejuízo para o próprio vinagre. A legislação brasileira estabelece em 1,0% v/v o teor alcoólico máximo para o vinagre.
O teor de CH3COOH no vinagre é determinado volumetricamente titulando um certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio, onde se uma solução de fenolftaleína como indicador, a fim de se ver o fim da reação.
Segundo Simões (2012) a titulação trata-se da execução de uma reação de neutralização por meio da adição de uma solução titulante a uma solução titulada, com concentrações e quantidades