Mercado de Trabalho
Para pessoas que desejam prestar concursos públicos o mercado está bem abrangente, apesar de muitas vezes as pessoas não ter a qualificação desejada. Mas por outro lado, muitas pessoas não sendo demitidas por conta da crise que anda rondando o nosso país e como isso o nível de desemprego não para de subir a cada dia. Em uma pesquisa feita pelo jornal Correio Braziliense no dia 30 de Março de 2015, cerca de 1,2 milhões foram despedidas só no ano de 2015.
B) As principais causas do desemprego :
Os principais problemas do desemprego nos dias atuais são:
A alteração da mão de obra por maquinas: exemplo disso é nos bancos, ao irmos aos bancos percebemos que ao invés de retiramos dinheiros diretamente no caixa como antigamente, hoje em dia é possível realizar esta operação em caixas eletrônicos. A crise econômica: muitas empresas estão demitindo um grande número de funcionários para que diminuam os custos para enfrentar a crise. Podemos citar o caso da Petrobras. Após o escândalo envolvendo a poderosa empresa Petrobras foi demitido cerca de 20 mil funcionários.
O custo elevado para a contratação de funcionários com carteira assinada: muitas empresas preferem aumentar a carga horária de seus funcionaria a contratação de novos funcionários. Exemplo disso é a novas leis das domesticas, a qual todas devem ter carteira assinada, férias, décimo terceiro e fundo de garantia.
Os fatores climáticos: as chuvas em excesso, as geadas, o clima seco, para muitos empresários do setor agrícola significa uma grande perda financeira, por este motivo muitos funcionários são demitidos.
A baixa qualificação de mão de obra: muitas das vezes tem vaga de emprego, mas nem sempre as pessoas que estão se candidatando não tem a qualificação desejada pelos contratadores.
C) As profissões mais estão sendo consideradas promissoras são:
Gerente de Logística
Advogado
Profissional Especializado em Consumo e Marketing