LABORAT RIO 01 14 08 14
LABORATÓRIO DE MEDIDAS ELÉTRICAS
ANDERSON PICCINI R.A: 229
DANIEL ASAPH R.A: 234
DAVID SOUZA MORENO JUNIOR R.A: 233
WESLEY MANSANO R.A:.263
TURMA: ENGENHARIA ELETRICA 2º SEMESTRE NOTURNO
PROFESSOR: ELTON
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE MEDIDAS ELÉTRICAS
MARINGÁ-PR
Agosto 2014
I. INTRODUÇÃO
Os instrumentos de medida elétrica têm como objetivo avaliar e medir a intensidade das propriedades da eletricidade como a tensão, corrente, resistência, capacitância, etc.. O equipamento que reúne boa parte destas funções é o multímetro, ele reúne num só aparelho, o voltímetro, amperímetro, ohmímetro, capacímetro, frequêncímetro, entre outros.
Há dois modelos de mostradores: analógico e digital. O analógico demostra os valores por meio de um ponteiro com uma precisão de ± 2% ou ± 3% desconsiderando outros erros, e o digital converte a eletricidade em sinais digitais por meio de circuitos conversores. Estes conversores são circuitos comparadores através da corrente interna, que é produzida pelo próprio aparelho, com a corrente do sistema analisado, até o momento em que os dois valores se igualem. Após isto, o resultado é expresso através do “display”, com uma precisão de ± (0,7%), visto que elimina os erros de leitura, tornando-se mais preciso.
II. DESENVOLVIMENTO
Data: 14/08/2014
Local: Campus Faculdade Feitep
Hora: entre 21:00 e 22:00
Temperatura Ambiente: 20 ºC
Humidade do AR: 52%
1. Objetivos
O objetivo deste relatório é apresentar os resultados e conclusões sobre a prática desenvolvida em laboratório cujo objetivo foi:
Executar medições elétricas de tensão em corrente continua.
Comparar as medidas obtidas pelos dois instrumentos para uma mesma situação e estabelecer qualitativamente a exatidão de cada instrumento, bem como sua variação em comparação com os valores de tensões médias e eficazes com relação aos mesmos valores calculados a partir dos valores máximo.
2. Material utilizado (básico)
Matriz de