Pós operatório
Recuperação anestésica
Desde a chegada do paciente na RA até sua alta para a unidade de origem. Nesta fase, deve-se dar continuidade à prescrição pós-operatória e à evolução. O paciente deve ser encaminhado para a unidade de origem com todas as anotações de pré, trans e pós para que se garanta a continuidade da assistência.
Pós- operatório imediato
Compreende as primeiras 24horas após a intervenção. A permanência na RA ou na UTI está aqui incorporada, assim como a recuperação em casa, nos casos em que o paciente tenha sido submetido a um procedimento em nível ambulatorial e tenha tido alta em POI.
Pós- operatório mediato
Inicia-se após as primeiras 24 horas que se seguem à cirurgia e se estende até a alta do paciente ou mesmo após seu retorno ao domicílio. O termo desta etapa é variável, segundo o procedimento ao qual o cliente foi submetido.
Pós- operatório imediato Paciente encontra-se na fase inflamatória de sua recuperação e deve ser avaliado cuidadosamente para que os recursos ideais sejam prescritos de acordo com os sinais que apresentar. Neste momento é importante que o profissional esteja presente e disponível, esclarecendo possíveis dúvidas e realizando orientações de posicionamento e cuidados gerais em conjunto com os outros membros da equipe interdisciplinar.
A assistência de enfermagem durante o período pós-operatório imediato concentra-se em intervenções destinadas a prevenir ou tratar complicações. Por menor que seja a cirurgia, o risco de complicações sempre estará presente. A prevenção destas, no pós-operatório promove rápida