Pós Modernismo
Relatório sobre Vídeo: A Formação do Pós-modernismo
Trata do pós-guerra ate quase a formação do por modernismo. A palestra começa com apresentação de um clipe de uma musica que segundo o palestrante representa muito bem o pós-modernismo.
Ele começa a mostrar os problemas que a vida moderna pode causar, confrontando com a ideia de mundo perfeito que a mídia vende para favorecer ao capitalismo.
O palestrante estabelece um link entre a arquitetura e a arte mostrando que as duas coisas sempre andam juntas, por exemplo: existe uma conexão entre o pop art e o brutalisimo. A prova disso é o Centre national d'art et de culture Georges-Pompidou.
É apresentada também a unidade habitacional de Marselha como uma das primeiras obras do brutalísimo no mundo. Para infelicidade dos arquitetos a arquitetura não se tornou mecanizada, por isso uma das principais características do brutalismo e mostrar como as obras foram construídas.
É citada também a exposição ‘this is tomorrow’ de 1956, realizado pelo ‘independent group’
Ele mostra o inicio do brutalismo e as diferencia entre o brutalismo de Le Corbusier e do casal Smithson, inspirados no Mies Van Der Rohe.
Ambos tinham características diferentes, enquanto Le Corbusier apresentavam junto com a forma de construção o peso que a obra tinha, já o casal Smithson apresenta uma estrutura muito mais leve, mas que deixa as estruturas todas expostas
O pop art, esta ligado diretamente ao consumismo e surge na Inglaterra. Que começa a ser bombardeada junto com a Europa pela cultura dos estados unidos, acaba chocando com a cultura mais tradicional.
Na palestra também é trabalhado o tema ‘cidade’, mostrando como a conhecemos, através do situacionismo.
As pessoas deixam de pensar no presente e focando, principalmente no futuro, devido ao clima que a guerra deixou nas pessoas, o mundo poderia acabar a qualquer instante, tudo poderia deixar de existir num instante.
Junto com esse ar de destruição, nos