pós graduação
Objetivos:
Reconhecimento das características do gênero diário, como sendo da ordem do relatar , pertencente ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas;
Emprego da linguagem informal;
Comparação entre a linguagem formal e informal;
O uso de datas para marcar o tempo dos acontecimentos;
1º momento:
Apresentação da história em quadrinhos ¨Julieta em único e exclusivo¨.
Leitura silenciosa;
Leitura compartilhada;
Leitura pelo professor;
2º momento:
Questionamentos
Qual o assunto da história em quadrinhos?
Você já teve um diário?
Alguma pessoa que você conhece escreve em diário?
O que costumamos registrar em um diário?
Provavelmente o número de meninas que escrevem em um diário será bem maior do que o de meninos. Explique que no entanto a possível distinção entre “coisas de meninos” e “ coisas de meninas” são hábitos e práticas sociais . isso é cultural e não natural, Escrever em diários não é atividade própria do sexo feminino ou masculino. Além disso, hoje em dia garotos e garotas praticam várias atividades semelhantes.
3º momento:
Apresentação de vários tipos de relato ( diário de viagem, diário de bordo, diário escrito por uma personagem inventada por autores, diários verídicos)
Contar nossa própria história, relatar os fatos vividos...escrever um diário. É no diário, as vezes guardados a sete chaves que registramos os fatos mais significativos vividos por nós.
4º momento:
Leitura silenciosa1 - diário pessoal “o diário de serafina”, após a leitura realizar os questionamentos:
Na sua opinião por que tanto na história em quadrinhos da julieta quanto no diário de serafina o relato começou dessa forma “querido diário”?
Em qual outro tipo de texto as pessoas começam a escrever dessa forma? (carta)
No final do relato, serafina após se despedir usou as p.s. e acrescentou o último parágrafo, você sabe o que significa essas duas letras?(abreviação da palavra post-scriptum que