conceitos de estrutura organizacional
Mecanistica versus orgânica: primeiro deve saber se é mecânica ou orgânica.
Organização mecanistica: é hierárquica e da ênfase na especialização, controle, regras, política e procedimentos. Ex: general Motors
Orgânica: é uma rede e da ênfase a especialização horizontal, extensivo uso da coordenação pessoal, ampla comunicação entre membro e regras, políticas e procedimentos flexíveis. Ex: pequena empresa iniciante de alta tecnologia.
Estrutura formal versus informal
Estrutura formal: É criada para estabelecer relacionamentos entre regras e regulamentações. Ex: determina como os gerentes deve se pronunciar quando um empregado pede licença por motivos de estudo e o que fazer com partes danificadas nas vendas.
Estrutura informal: É um conjunto de relacionamentos de trabalho, não oficiais em virtude de eventos e transações que não são previstas pela estrutura formal, também ajuda a estrutura formal dando flexibilidade e velocidade.
Formalização: É o grau de expectativa quanto aos métodos de trabalho, resgistadas por escrito e aplicadas. Quanto mais regras, procedimento mais formal é.
Centralização: É o limite que os executivos delegam autoridade a organizações inferiores. Quanto menor o volume de delegação, mais centralizada é.
Complexidade: Se refere aos diferentes cargos e unidades organizacionais. Grandes organizações têm centenas de cargos e milhares de títulos de cargos. Uma organização complexa tem títulos de cargos esotéricos como analistas de risco, administrador de contratos e gerentes de frotas.
Conexão firme versus união flexível: Reflete até onde as partes são interdependentes. Se uma pequena mudança gerar uma reação forte em outra variável estão conectados se for imperceptível não