Online Filosofia
Questão 1 -
“Para Sócrates, era importante encontrar um alicerce seguro para os nossos conhecimentos. Ele acreditava que este alicerce estava na razão humana. E porque acreditava muito na razão humana, Sócrates foi também um racionalista convicto.”
GAARDEN, Jostein. O Mundo de Sofia. 4 ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. p. 84.
Sobre o texto e sobre a filosofia socrática, assinale a alternativa correta:
A) Sócrates defendia o conhecimento por meio de iluminação divina. Esta, por sua vez, guiava o homem no exercício pleno de sua razão. B) Sócrates defendia o bom uso da razão para se alcançar o verdadeiro conhecimento. Ela seria responsável por fazer a passagem da dóxa (opinião) para a epistéme (ciência). C) Sócrates valorizava o conhecimento empírico para a aquisição do conhecimento. Segundo ele, os dados sensíveis forneceriam um conhecimento objetivo e confiável da realidade. D) Sócrates defendia que não havia como encontrar um conhecimento seguro da realidade. Segundo ele, o que era do mundo sensível eram somente aparências, sendo as coisas em si mesmas encontradas no mundo das ideias. E) Sócrates acreditava que o conhecimento vinha por meio da opinião dos seus interlocutores. Ouvindo-os, chegava-se a uma conclusão segura sobre os acontecimentos e sobre a realidade.
Questão 2 -
“Dizem que a mãe de Sócrates era parteira, e o próprio Sócrates costumava comparar a atividade queexercia como a de uma parteira. Não é a parteira quem dá à luz o bebê. Ela só fica por perto para ajudar durante o parto. Sócrates achava, portanto, que sua tarefa era ajudar as pessoas a “parir” uma opinião própria, mas acertada, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro e não pode ser obtido “espremendo-se” os outros.”
GAARDEN, Jostein. O Mundo de Sofia. 4 ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. p. 80.
Considerando o fragmento de texto e seus conhecimentos sobre Sócrates, assinale a alternativa correta: