PÓS-GRADUAÇÃO
Auditoria em Sistemas de Saúde
Éder Andrade Ribeiro
Envelhecimento ativo: uma política de saúde
Brasília-DF
2013
Éder Andrade Ribeiro
Curso: Pós-Graduação (especialização) em Auditoria em Sistemas de Saúde
Disciplina: Política e Legislação em Saúde
Tutor(a): João Eduardo Rodriguez Zazycki
__________ Envelhecimento ativo: uma política de saúde / World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. 60p.: il.
Envelhecimento ativo: uma política de saúde
Traduzido por Suzana Gontijo, graduada em Medicina em 1985 e Tradução e Interpretação em 1995, atua no ramo de tradução de termos em medicina e biomedicina há mais de 20 anos, é tradutora juramentada e autora de “Vocabulário para Medicina Geral”, em 2004, e “Vocabulário para especialidades médicas – de Acupuntura á Ginecologia” em 2007, publicados pela Editora SBS.
A participação da população mais velha em assuntos políticos, na comunidade, nas famílias e seus direitos á saúde, assistência e atenção é tema abordado neste trabalho e visa informar o leitor sobre o que tem sido feito no mundo no intuito de aumentar a participação da população idosa na sociedade quanto a políticas sociais de saúde e sensibilizar quanto ao fato da discriminação e exclusão social sofrida por essa camada da população que vem crescendo tanto em países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento.
A abordagem sobre envelhecimento ativo baseia-se no reconhecimento dos direitos humanos das pessoas mais velhas com vistas á dignidade e assistência, de acordo com os princípios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde – OMS; Entretanto, é sabido que, no mundo, o quantitativo de pessoas com mais de 60 anos está em constante crescimento e, se comparado ao desenvolvimento das outras faixas de população, os mais velhos estão em ascensão rápida e contínua, fato que refletirá na mudança de formato da