Pós Fordismo
• A competitividade sistêmica está relacionada a fatores como: infraestrutura, instituições, governo tecnologia e etc.
• O conceito de competitividade sistêmica se refere ao processo de geração e difusão de competências
( a experiência acumulada, o saber-fazer).
Modelo competitivo.
Importância da competitividade sistêmica
• Uma empresa em geral não é competitiva por si mesma, especialmente se não contra com um entorno de apoio a fornecedores, ou serviços orientados para a produção, ou uma pressão competitiva de competidores locais. A competitividade do nível miro é baseada na interação. A aprendizagem por interação é chave no processo de inovação, especialmente quando se constituem vantagens competitivas dinâmicas.
• O entorno que favorece a competitividade se encontra enraizado em um sistema nacional de normas, regras, valores, valores, e instituições que definem os incentivos que moldam o comportamento das empresas.
• O estado tem um papel decisivo no momento de definir o desenvolvimento industrial e a reestruturação produtiva de um país, especialmente sob as novas formas de governabilidade.
O Toyotismo
• Uma forma de organização adotada pelas grandes empresas para fazer frente á uma necessidade de aumentar sua flexibilidade é o toyotismo ou "produção enxuta". Num livro de referência obrigatória, A máquina que mudou o mundo, os autores Womack, Jones e Roos apresentam esses novos princípios de organização da produção comparando-os com a produção em massa.
Para eles, aqueles que adotam a produção enxuta
"almejam abertamente a perfeição": custos sempre declinantes ausência de itens defeituosos, nenhum estoque e uma miríade de novos produtos".
A produção enxuta apresenta, entre suas principais características:
• a) Um sistema piramidal de relações interempresariais, no qual um pequeno número de empresas subcontratadas (de primeiro nível) fornece a uma grande empresa os