Material sobre eletromagnetismo
DISCIPLINA: SISTEMAS DE CONVERSÃO DE ENERGIA - I.
MATERIAL DE APOIO REFERENTE AO CONTEÚDO TEÓRICO DA DISCIPLINA.
Professor: Leonardo R. Ramos.
1. CAMPO MAGNÉTICO Material de apoio referente ao conteúdo teórico da disciplina
Para entendermos melhor as propriedades do campo magnético, é conveniente analisarmos o comportamento do material magnético mais elementar: o imã permanente. Este tipo de imã é composto por minerais magnéticos, como a magnetita, e possui propriedades de nosso interesse:
1ª - Quando se coloca um imã em contato com fragmentos de ferro, nota-se que os fragmentos só aderem ao imã em certas regiões, próximas às suas extremidades. Essas regiões são chamadas de pólos.
2ª - Suspendendo-se um imã de modo que ele possa girar livremente, podemos definir seus pólos. O pólo norte (N) aponta para o norte geográfico e o pólo sul aponta para o sul geográfico. O campo magnético agindo entre os pólos é representado pelas linhas de campo que saem sempre do pólo norte para o sul.
Figura 1 - Imã em Formato de Paralelepípedo. a) Representação das Linhas de Campo; b) Experiência Real de Determinação das Linhas de Campo, Usando Limalhas de Ferro.
3ª - Os imãs exercem entre si, forças de ação mútua de atração ou repulsão. Pólos de mesmo nome se repelem e de nomes opostos se atraem.
Figura 2 - Atração e Repulsão de Imãs Permanentes.
4ª - Os imãs permanentes possuem a propriedade da inseparabilidade. Ou seja, é impossível separar o pólo sul do pólo norte de um imã. Toda vez que um imã for dividido, cada parte terá novos pólos norte e sul.
Porém, existe outra forma de campo magnético, que nos interessará mais durante o curso. Tratase do campo magnético em torno de um condutor percorrido por uma corrente elétrica. Para compreender este fenômeno físico, é preciso estudar as leis de indução magnética.
1.1 LEI DE FARADAY/NEWMAN
Faraday descobriu experimentalmente, que variando o fluxo magnético