Pólis Grega
No período Arcaico da Grécia, houve uma reunião de unidades políticas maiores, chamadas Polis ou cidades-estados. Estas cidades possuíam um alto nível de independência; as Polis foram essenciais para o desenvolvimento da Grécia.
Não se sabe ao certo como surgiu a primeira Polis, a prova mais segura é fornecida pela colonização, no século VIII. Acredita-se que o principal fator para o inicio do desenvolvimento da Polis tenha sido geográfico: a fragmentação física da Grécia resultou na sua fragmentação política.
Na organização da Polis não existia um governo único, cada cidade-estado tinha suas leis, seu governo, sua economia e sua sociedade própria. O palácio do governo e os templos eram constituídos na acrópole, que era o centro político-administrativo da Polis.
A Polis originou-se na Ásia Menor, e algumas das primeiras cidades teriam surgido em torno de antigas cidadelas micênicas.
A principal característica da Polis e de seus cidadãos é o sentimento de pertencer a cidade, todos os seus membros ganham o direito as mesmas leis.
2. Indique os três grupos que compunha a população de Atenas de acordo com JONES, P. A sociedade ateniense. In O mundo de Atenas. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
Atenas, hoje a capital da Grécia, localizava-se no centro da planície Ática, as margens do mar Egeu; teve uma vida urbana e aberta as novidades. A atividade comercial foi a base de sua economia e os atenienses praticaram intenso comercio com diversos povos.
A polis Ateniense era formada por três grupos principais: os cidadãos, os metecos e os escravos.
Os cidadãos tinham direitos político e participavam do governo da cidade. Seus pais eram atenienses. Tiveram a oportunidade de crescer no século V, analisando o crescimento do número de hoplitas.
Os metecos eram helenos que