Polis Grega
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA E O SURGIMENTO DA POLIS
Na Grécia Antiga as pessoas viviam em tribos produzindo seus próprios alimentos, eram denominadas autossuficientes, suas riquezas eram produzidas de maneira coletiva. O chefe desse grupo era chamado de pater, ele quem determinava a todas as atividades relacionadas a aquela tribo, seja administrativa, religiosa ou jurídica.
Com o passar dos anos o homem começa a observar que os fenômenos naturais de tempo em tempo se repetiam, daí foi possível criar um calendário na qual explica as estações da natureza.
Com isso o homem começa a ser mais racional, a questionar a existência através dos deuses da mitologia grega, surgem novas ciências, e com isso entra o pensamento filosófico.
Neste período viveram importantes filósofos, que contribuíram para formação da democracia e para disseminar o conhecimento.
A figura 1 mostra a Polis Grega ou Cidade-Estado:
Figura 1: Polis Gregas (Cidade-Estado)1
A POLIS
As Polis possuíam um alto nível de independência econômica e liberdade politica. Nasceu de fatores de ordem geográfica, de uma instabilidade provocada pela invasão dórica, pela falta de um poder centralizado para defender seus indivíduos, que com essa insegurança e o aumento populacional os levaram a se reunirem em pequenos territórios.
Suas áreas rurais e urbanas não eram separadas e ao redor da polis se localizava a área rural em que eram produzidos os alimentos para a manutenção dos moradores da polis.
A acrópole era o centro administrativo e político, onde se encontrava o templo principal, os edifícios públicos e a ágora (espaço para debates e decisões políticas).
Atenas e Esparta eram as principais polis gregas.
Esparta fundada pelos dórios obtinha sua educação voltada para formar seus cidadãos em guerreiros fortes, obedientes e com seu grande poder militar conquistaram vários territórios.
A cidade de Atenas foi fundada por