Pólis grega
O momento histórico da Grécia Antiga em que se afirma a utilização do logos (a razão) para resolver os problemas da vida está vinculado ao surgimento da pólis, cidade-Estado grega.A pólis foi uma nova forma de organização social e política desenvolvida entre os séculos VIII e VI a.c. Nela, eram os cidadãos que dirigiam os destinos da cidade. Como criação dos cidadãos, e não dos deuses, a pólis estava organizada e podia ser explicada de forma racional, isto é, se acordo com a razão.Com a pratica de discutição em praça publica,fez com que o raciocínio bem formado,se tornasse o modo adotado para pensar sobre as coisas. Pré-socráticos
De acordo com a historia, os pré-socráticos deram inicio a faze de inauguração da filosofia sendo ela,a filosofia antes de Sócrates ,o período pré-socrático se deu inicio por Tales de Mileto até o aparecimento de Sócrates Os pensadores de Mileto a busca da substancia primordial. Quando falamos q a filosofia nasceu na Grécia queremos dizer que, o que chamamos de Grécia não é nada mais do que varias cidades que se juntaram e viraram um país, as vezes essas cidades eram umas mais independentes do que as outras e muitas vezes eram uma rival da outra.
A filosofia nasceu mais precisamente na cidade de Mileto, situada na Ásia Menor. A cidade de Mileto também abrigou três historiadores denominados de filósofos, eles são: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Tales de Mileto:
Tales foi considerado o primeiro grande filosofo, "o pais da filosofia". Buscou a construção de pensamentos racionais, que hoje não são considerados especialidades filosóficas.
Tales também foi astrônomo previu o eclipse total do sol.
Na area de geometria, mostrou todos os ângulos.
Destaca-se o principal objetivo a construção de uma cosmologia, que substitui a cosmogonia (antiga).
Por isso tentarão descobrir o principio substancial ou substância primordial. Eles pretendiam