Pêndulos
Licenciatura em Física
Klisman de Oliveira
Introdução a física teórica:
Pêndulos
Foz do Iguaçu
2014
O trabalho a seguir representa as experiências realizadas no laboratório de física baseado na matéria de pêndulos
Fundamentação teórica:Pendulo simples
Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes descrevem-no como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples.
Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível de comprimento L, tendo na extremidade inferior, por exemplo, uma esfera de massa m; a extremidade superior é fixada em um ponto, tal que ele possa oscilar livremente (resistência do ar desprezível), com amplitudes pequenas e que é representado da seguinte forma:
Quando afastamos a massa da posição de repouso e a soltamos, o pêndulo realiza oscilações. Ao desconsiderarmos a resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o pêndulo são a tensão com o fio e o peso da massa m.
Fórmula do Período para pequenas oscilações
Para pequenas oscilações, a aproximação fornece a seguinte expressão para o período do pêndulo:
T: período
L: comprimento do fio
Objetivo
O pêndulo simples é muito utilizado para medição do tempo. O cientista italiano Galileu Galilei que foi um dos primeiros a perceber a independência do pêndulo simples com a amplitude mas a invenção do relógio de pêndulo é atribuída a Christiaan Huygens em 1656,
4. Procedimento experimental
Foi medido o comprimento L do fio, que,em seguida, foi posto no suporte, amarrando no fio um objeto cuja massa também foi medida . Desta forma, foi colocado em oscilação tomando cuidado para não