Pêndulo Simples
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
ENGENHARIA CIVIL
Pêndulo Simples
Alessanda Forte Nunes – Matricula: 201307187021
Cristiane Marian – Matricula 201307388752
Marcelo Dutra Martins - Matricula 201308013272 Marcelo de Lucca Geraldo – Matricula 201307073263
Vânia Kohl - Matricula 201308121458
3.° SEMESTRE / 2014-02
1.OBJETIVO
O objetivo do presente trabalho é verificar o movimento periódico do pêndulo simples é um M.H.S para pequenas oscilações, com isso determinar o período de oscilação desse pêndulo, verificando se há a dependência do mesmo em relação ao comprimento do fio, massa e a amplitude de oscilação. Trata-se de um experimento realizado em sala de aula, com o objetivo principal de determinar o período de oscilação de um pendulo simples com relação entre comprimento do fio, massa e a amplitude de oscilação e comparar os valores encontrados com o experimento e defini-los como relevantes ou irrelevantes.
Apresentamos abaixo os fundamentos científicos e equações, que são necessários para cálculos do Pêndulo Simples.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
O Pêndulo nada mais é que um objeto que oscila em torno de um ponto fixo, onde esse corpo de massa (m) é suspenso por um fio inextensivo e de peso desprezível (L). O braço executa movimentos alternados em torno da posição central (posição de equilíbrio). Utilizamos o pendulo em estudos com Força Peso e estudos do Movimento Oscilatório. Quando abandonamos o corpo afastado de sua posição de equilíbrio ele fica oscilando em torno desta posição. As forças que atuam sobre a esfera de massa m são: a força peso (p = m.g) e a força de tração (T). A força restauradora é a componente da força peso que é igual a Pt = px = mg.senƟ.
Com base nas teorias acima e informações foi possível esclarecer o conceito do Pêndulo Simples e continuamos nossa pesquisa buscando a maneira de calcularmos o movimento.
Sendo,
Equação 01 - Pt P.senƟ =