Portugues
Esse versículo da primeira epístola de João nos mostra a seriedade que o Senhor coloca em relação ao objeto do nosso amor. O Espírito Santo não gosta de dividir espaço na nossa vida com ninguém, porque Deus é luz e nele não há treva nenhuma (1 João 1:5). Não existe possibilidade de servir a dois Senhores (Mateus 6:24). Ou servimos a Deus ou estaremos servindo à Mamom.
Algo nos prende a este mundo? Ele interfere em nossas decisões? Seus acontecimentos nos influenciam? Estamos presos a datas, festas e comemorações impostas por ele? Somos levados pela nuvem de consumismo desenfreado de coisas e mais coisas?
O problema nesse pensamento é o nosso cotidiano. Constantemente gastamos as nossas energias naquilo que não convém. Como existem coisas que nos separam de Deus. Muitos jovens de hoje gastam suas vidas assistindo séries de televisão. Se eles soubessem quem está por trás daquelas séries certamente não gastariam tanto tempo com isso. Igualmente os desenhos da televisão tem se degradado a cada ano com personagens afeminados ou sem sexualidade definida. Mesmo o nosso trabalho pode se tornar u ídolo que impede o nosso amor ao Senhor. Devemos viver nessa terra como estrangeiros e peregrinos que somos, aguardando do alto a esperança da nossa redenção. Talvez assim nós consigamos, de fato, amar a Deus com todo nosso coração.
O mundo atual está tomado pelas falsas religiões e pelas coisas que Deus detesta e abomina (Pv 6:16-19). Milhares de pessoas são contagiadas pelo devaneio comemorativo: “aproveitemos a vida, pois um dia morreremos mesmo” (Is 22:13). Como cristãos, precisamos tomar o devido cuidado, para que as coisas que há no mundo e nada tem a ver com a vontade de Deus, nos façam esquecer de quem somos, o que precisamos fazer e como devemos proceder. Lembremos que este mundo tomado pelas concupiscências da carne e pela irreverência para com Deus, não é um lugar para seus seguidores fiéis (Hb 11:35-40); eles estão aqui de passagem.
O verso é