Pêndulo Simples
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Henrique Afonso Candido
Rafael Bernardes Cava
Relatório 3:
PÊNDULO SIMPLES
Poços de Caldas/MG
2012
2
Resumo: Neste experimento foram realizadas diversas medidas de tempo de períodos oscilatórios de um pêndulo simples, medidas estas que foram tomadas com diferentes massas e diferentes comprimentos de fio. Este experimento possui objetivo de encontrar o valor de um período de oscilação juntamente de sua incerteza e analisar se a fórmula de Galileu está comprovada neste estudo. Também foi construído um histograma para análise dos dados.
Palavras-chave: Pêndulo simples. Fórmula de Galileu. Período de oscilação.
3
1-
INTRODUÇÃO
No decorrer dos tempos, estudos e observações mostram que existe uma
força responsável por atrair os objetos a Terra. Johannes Kepler (1571-1630
d.C) viu que os planetas realizam orbitas elípticas ao redor do Sol influenciadas por uma "força" até então desconhecida. Somente a partir dos estudos de
Galileu-Galilei (1564-1642 d. C), foi que essa força passou a ser chamada de aceleração da gravidade "g", e depois disso passou a ser mais bem entendida, através dos estudos que mostravam que corpos desprezados de certa altura, alcançariam o solo depois de determinado tempo[1].
Galileu Galilei foi uma das primeiras pessoas que desenvolveu estudos sistemáticos sobre o movimento do pêndulo. Estudos estes que tornam possíveis cálculos precisos da aceleração da gravidade local.
Um pêndulo simples é um corpo que consiste de uma partícula suspensa por um fio inextensível e de massa desprezível. Quando afastado de sua posição de equilíbrio e solto, o pêndulo oscilará em um plano vertical sob a ação da gravidade; o movimento é periódico e oscilatório onde a trajetória é um semi-arco, sendo assim pode-se determinar o período do movimento. Um período consiste no tempo em que a partícula suspensa pelo fio demora para
“ir” e “voltar” ao ponto