Pêndulo simples
Introdução 3
Objetivos 4
Material Utilizado 4
Procedimento Experimental 4
Resultados e Discussões 4
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 8
Introdução Um pêndulo simples é um sistema físico idealizado, consistindo de um corpo de massa pontual suspenso por um fio inextensível e desprovido de massa, conforme esquematizado na Figura 1. A extremidade oposta à do corpo é presa num ponto fixo e θ é o deslocamento angular, isto é, o ângulo formado pelo fio e a direção vertical. Se o pêndulo for afastado de um ângulo θ = θ0 e a seguir abandonado, ele irá oscilar, voltando periodicamente ao ângulo θ0. O ângulo θ0 é denominado de amplitude angular. O tempo gasto numa oscilação completa, ou seja, o tempo gasto para o corpo ir de uma posição qualquer e voltar à mesma posição é denominado de período.
[pic] [pic]
Figura 1: Ilustração do movimento que descreve o pêndulo simples.
O pêndulo de nosso experimento, evidentemente, não é ideal, pois o corpo não será pontual, o fio não terá massa desprezível e não será rigorosamente inextensível. Entretanto, se usarmos um corpo cujas dimensões lineares sejam pequenas em comparação com o comprimento do fio, um fio de massa muito menor que a do corpo, e cuja distensão durante o movimento seja desprezível, teremos um sistema físico que pode ser considerado como um pêndulo simples. Quando o pêndulo se movimenta em pequenas oscilações (ângulo θ0 pequeno, de uns 10°, ou menos), a relação entre o período, T, e o comprimento do fio, L, é dada, em muito boa aproximação, por:
T = k La;
Onde k e a são constantes.
Objetivos Este experimento tem como objetivo encontrar através das medições e cálculos realizados os valores da constante K da lei do pêndulo simples para pequenas oscilações e a distancia c que é o centro de gravidade do pêndulo.
Material Utilizado • Trena;