Pêndulo simples
“Pêndulo Simples”
Erick Marques
Diego Gaspar Carleto
Matheus Justi
Caio Vinícius Fernandes
Rafael Curvo Jaudy
Professor: Oswaldo
ÍNDICE I. Objetivo 03 II. Resumo 04 III. Introdução 05 IV. Fundamentos Teóricos 06 V. Parte Experimental 08 VI. Resultados e análises de dados 09 VII. Conclusão 10 VIII. Referências bibliográficas 11
I - Objetivo
Calcular a aceleração da gravidade sobre o corpo, alterando durante a experiência o comprimento do fio e as massas dos corpos, provando que indiferente a quais situações forem submetidas os objetos, a aceleração da gravidade na Terra será a mesma, ou seja, constante. E também, demonstrar que a velocidade do corpo é diretamente proporcional à massa objeto.
II - Resumo
Neste relatório sobre pêndulo simples, percebemos que ele consiste em uma estrutura que segura um corpo através de um fio flexível, acoplado à um gancho, deixando o corpo se movimentar livremente sujeitando a massa do corpo à força da gravidade. Através da observação da experiência, utilizando os equipamentos adequados, calcularemos a aceleração da gravidade tentando evitar influências externas para que o resultado se aproxime do valor real médio desta, próximo à superfície da Terra, tendo em vista que ela varia de acordo com a superfície dos objetos celestes em que são calculadas.
III - Introdução
Em Mecânica, um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório. Foi através do pêndulo simples, que foi possível comprovar o movimento de rotação da Terra e também, determinar a aceleração da gravidade.
*
IV - Fundamentos Teóricos
O pêndulo simples consiste de um fio leve e