Pêndulo simples I
Um pêndulo simples consiste de uma partícula suspensa por um fio inextensível e de massa desprezível. Quando afastado de sua posição de equilíbrio e solto, o pêndulo oscilará em um plano vertical sobre a ação da gravidade; o movimento é periódico e harmônico, sendo assim pode-se determinar o período do movimento e, consequentemente, sua gravidade experimental média.
Título da Atividade:
- Pêndulo Simples I.
Objetivo:
- Determinar a aceleração da gravidade média local, utilizando um pêndulo simples.
Material Utilizado: - Régua Centimetrada.
- Cronômetro digital. - Pêndulo simples.
Fundamentação Teórica:
T = 2π
(T)² = ( 2π)²
T² = 4π² =
Onde:
T = Período de oscilação (Uma volta completa do pêndulo).
L = Comprimento do fio. g = Aceleração da gravidade experimental. = Período de oscilação médio. = Comprimento do fio médio. = Aceleração da gravidade experimental média.
Considere:
π = 3,1415
Cálculo do erro:
ε = | | . 100%, Em módulo.
Onde: ε = Erro. gt = Aceleração da gravidade teórica. ge = Aceleração da gravidade experimental.
Considere:
ge = 9,81 m/s² ou 981 cm/s²
Procedimentos:
Cada aluno, de sua respectiva bancada, realizou o procedimento experimental utilizando-se de uma régua centimetrada para determinar a medida do comprimento do fio do pêndulo simples, cada aluno fez sua medida e eclipsou o resultado, depois foi feita uma média aritmética entre as medidas encontradas para se determinar o comprimento médio do fio, posteriormente os mesmos, fizeram a contagem para determinação do período do pêndulo simples, contando dez oscilações do ponto inicial em que o pêndulo é largado, a mais ou menos 15º em relação a vertical e, o seu retorno ao ponto inicialmente lançado, utilizando neste procedimento de um cronômetro