AULA OSCILADORES

586 palavras 3 páginas
OSCILADORES
Prof. Reginaldo Campos
Curso: Engenharia Civil – 3° semestre
Várzea Grande/2013

ExemploS OHS
Sistemas que possuem uma posição de equilíbrio executam um movimento harmônico simples, em torno desta posição (para deslocamentos pequenos).
 Sistemas que tem grandes acelerações, são osciladores nãoharmônicos, ou seja, as forças de retorno não são mais proporcionais ao deslocamento. Neste caso o período (T) depende da amplitude (A).
Veremos alguns exemplos de movimento harmônico simples:
Pêndulo Simples
 Pêndulo Físico
Pêndulo de torção

Cálculo do período do pêndulo simples

Imagem: Justus Sustermans / United States Public Domain

Imagem: Vincenzo Viviani / United States Public Domain

Galileu percebeu que o período do movimento pendular não depende da amplitude (conhecido como isocronismo do pêndulo). Este fato, devidamente trabalhado por Huygens, veio a revolucionar a forma de medir intervalos de tempo e, portanto, de construir relógios. Medidas de tempo são imprescindíveis na observação dos fenômenos físicos. (1)

Um pouco de história da física

magem: Domenico Tempesti / United States public domain

São bem conhecidas as histórias sobre as experiências que levaram o astrônomo e físico italiano Galileu Galilei (1564-1642) à descoberta das leis do pêndulo e das leis da queda livre. Nos dois casos, não há uma data precisa de quando ele foi motivado a realizar as experiências que o levaram à formulação daquelas leis. Essa imprecisão, segundo o físico e historiador da ciência, o norte-americano Tony Rothman, em seu livro
Tudo é Relativo e Outras Fábulas da Ciência e
Tecnologia (DIFEL, 2005), decorre do fato de que tais histórias não foram registradas por
Galileu em nenhum de seus livros, e sim que elas foram descritas por seu discípulo, o físico italiano Vincenzio Viviani (16221703), em um livro inacabado que escreveu sobre a vida de seu mestre. Como era um perfeccionista, levou cinquenta anos vendo e revendo o que escrevia, sem concluí-lo.
Morreu

Relacionados