AULA OSCILADORES
586 palavras
3 páginas
OSCILADORESProf. Reginaldo Campos
Curso: Engenharia Civil – 3° semestre
Várzea Grande/2013
ExemploS OHS
Sistemas que possuem uma posição de equilíbrio executam um movimento harmônico simples, em torno desta posição (para deslocamentos pequenos).
Sistemas que tem grandes acelerações, são osciladores nãoharmônicos, ou seja, as forças de retorno não são mais proporcionais ao deslocamento. Neste caso o período (T) depende da amplitude (A).
Veremos alguns exemplos de movimento harmônico simples:
Pêndulo Simples
Pêndulo Físico
Pêndulo de torção
Cálculo do período do pêndulo simples
Imagem: Justus Sustermans / United States Public Domain
Imagem: Vincenzo Viviani / United States Public Domain
Galileu percebeu que o período do movimento pendular não depende da amplitude (conhecido como isocronismo do pêndulo). Este fato, devidamente trabalhado por Huygens, veio a revolucionar a forma de medir intervalos de tempo e, portanto, de construir relógios. Medidas de tempo são imprescindíveis na observação dos fenômenos físicos. (1)
Um pouco de história da física
magem: Domenico Tempesti / United States public domain
São bem conhecidas as histórias sobre as experiências que levaram o astrônomo e físico italiano Galileu Galilei (1564-1642) à descoberta das leis do pêndulo e das leis da queda livre. Nos dois casos, não há uma data precisa de quando ele foi motivado a realizar as experiências que o levaram à formulação daquelas leis. Essa imprecisão, segundo o físico e historiador da ciência, o norte-americano Tony Rothman, em seu livro
Tudo é Relativo e Outras Fábulas da Ciência e
Tecnologia (DIFEL, 2005), decorre do fato de que tais histórias não foram registradas por
Galileu em nenhum de seus livros, e sim que elas foram descritas por seu discípulo, o físico italiano Vincenzio Viviani (16221703), em um livro inacabado que escreveu sobre a vida de seu mestre. Como era um perfeccionista, levou cinquenta anos vendo e revendo o que escrevia, sem concluí-lo.
Morreu