Pêndulo de focault
FACULDADE DE FÍSICA
DINÂMICA DO CORPO RÍGIDO
JUAREZ QUEIRÓS D. NOIZ
PÊNDULO DE FOUCAULT, COMPROVAÇÃO DA ROTAÇÃO DA TERRA
Porto Alegre
2009
SUMÁRIO
Introdução 2
Pêndulo de Foucault 3
O Experimento 4
Variação do plano de oscilação com a Latitude 6
Exemplo Pratico 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
Há anos, pesquisadores já suspeitavam que a Terra girava em torno de seu eixo. Alguns fatores como, o fato do sol ir de leste para oeste e a movimentação das estrelas durante a noite intensificaram essa idéia.
Em 17 de fevereiro de 1600, o teólogo e filosofo Giordano Bruno foi condenado pela Inquisição, pois dizia que a Terra girava em torno do sol e em torno de seu próprio eixo.
Para confirmar a rotação da terra, cientistas encontraram uma dificuldade, a velocidade era muito lenta, aproximadamente 0,0007 rotações por minuto.
A hipótese foi provada a partir de um experimento simples, que terminou recebendo o nome de seu inventor, Pêndulo de Foucault.
Pêndulo de Foucault
O Pêndulo de Foucault é um experimento que serve para comprovar a rotação da Terra em relação a um referencial situado abaixo do pêndulo. A primeira demonstração deste experimento foi feita em 1851 por Jean Bernard Léon Foucault, cientista francês.
Foucault realizou este primeiro ensaio no Phantéon em Paris. Ele fixou um pêndulo de aproximadamente 70 m de comprimento no teto com uma massa de 28 kg na extremidade. Abaixo do pêndulo havia areia plana, a qual era riscada por um marcador fixado à massa.
Após fazer o pêndulo oscilar, notaram que a marcação feita pelo marcador na areia não descrevia uma reta, e sim uma espécie