Pés, mãos e unhas
- Como é composta a pele nessas regiões.
Os pés e as mãos estão submetidos a maiores esforços mecânicos e atrito no contato direto com diversos tipos de superfícies, além de estarem expostos a micro-organismos e a substâncias químicas. Portanto, a pele dessas regiões precisa ser mais grossa e mais resistente. Para que o aumento da espessura da pele não cause perda de sensibilidade, a superfície da pele das mãos e dos pés é recoberta por pequenas elevações denominadas papilas, que contém as terminações nervosas e que também aumentam a área de contato dessas regiões com a superfície desejada. A formação e o desenho dessas ranhuras nas mãos e pés são únicos, sendo o princípio da técnica de impressão digital.
As unhas também são formadas por queratina. Seu crescimento se inicia na matriz, que é um conjunto de células posicionadas na base da unha, embaixo da epiderme. A unha emerge da base como uma estrutura circular mais clara, denominada lúnula, facilmente visível nos dedos, e que normalmente é ondulada com pequenas ranhuras, que determinam a orientação do crescimento. A partir do limite da lúnula, próximo à metade da área ocupada pela unha, a queratina começa a se acomodar em camadas planas e começa a se compactar, formando a parte mais dura da unha. Em uma pessoa saudável, o crescimento médio é de 3 a 4 mm por mês, acentuando-se no verão.
Agentes antiacne e anticaspa
- Definição de acne
A acne ocorre devido a um desequilíbrio dos hormônios sexuais, que estimulam a produção das gorduras (especialmente o colesterol) pela pele. É muito comum na adolescência, porém pode ocorrer também durante a gravidez e a menopausa ou andropausa. As bactérias que normalmente habitam os folículos, onde os pelos se abrigam, alimentam-se do excesso de gordura, formando colônias que causam inchaço e a posterior erupção do folículo, originando a acne. Portanto, a acne ocorre com maior intensidade e frequência nos homens, porque eles possuem mais pelos e produzem