Pé projeto sobre gravidez na adolescência
O presente trabalho vem verificar como é a vivencia, as mudanças na vida de uma jovem que no auge da juventude se depara com a chegada de um filho.
2. PROBLEMA Quais as mudanças na vida de jovens que no auge da juventude se deparam com a chegada de um filho?
3. OBJETIVOS 3.1. Geral Verificas as causas que levam a gravidez adolescente.
3.2. Especifico
Verificar os fatores: • Familiares, como normas, regras familiares. • Pessoais, como desejo de sair de casa, oposição a família. • Sociais, como ambiente, amizades, influências. • Expectativas para o futuro
4. JUSTIFICATIVA
A avaliação social sobre o comportamento de um indivíduo no seu grupo faz parte das regras sociais que perpassam todas as idades. A idade da pessoa é um referencial sociocultural importante, reflete comportamentos comuns e significativos para a compreensão da sociedade. De um modo ou de outro, as apreciações sociais sobre o comportamento estão relacionadas com as conseqüências que ele possa provocar. No que se refere especificamente aos jovens, parte da bibliografia socioantropológica tem demonstrado que a juventude atual possui um valor simbólico, um estilo de vida identificado ao consumo do bem viver no Ocidente moderno – logo, pode ser consumida por outras idades e fases de vida (Groppo, 2000; Heilborn et al., 2002). Essa valorização da juventude realça a descronologização das fases de vida, relacionada às mudanças de eventos demográficos (Debert, 1998), e pode enfatizar e desvincular, em certa medida, a juventude/adolescência de alguns conteúdos rebeldes ou disfuncionais. Os jovens “têm a vida pela frente”, “devem aproveitá-la”, “são novos”, “há tempo para mudar e aprender a ter limites” são falas abrangentes e significantes do contexto juvenil. A coexistência entre a idéia de juventude valorizada e aquela das atitudes criticáveis (pela imaturidade e inconseqüência)