Finanças e empresas
A área de finanças é ampla e dinâmica, afeta diretamente a vida de todas as pessoas e organizações. A definição de finanças é a arte e ciência da gestão do dinheiro. Entender a área de finanças é essencial para as pessoas que trabalham em atividades financeiras, porque poderão interagir com eficácia com o pessoal, os processos e os procedimentos do campo financeiro.
As principais áreas e oportunidades em finanças podem ser examinadas identificando-se as oportunidades de carreira, essas oportunidades podem ser divididas em duas grandes partes, são elas serviços financeiros e administração financeira. A área de serviço financeiro é aquela que se preocupa com o desenvolvimento e a entrega de serviços de assessoramento e produtos financeiros a indivíduos, empresas e órgãos governamentais. Já na administração financeira a preocupação é com as tarefas do administrador financeiro da empresa. O administrador financeiro deve gerir ativamente os assuntos financeiros de qualquer tipo de empresa. Eles desempenham as mais diversas tarefas financeiras desde o planejamento até projetos de investimento e captação de recursos para as atividades da empresa. Devido às mudanças do ambiente econômico, nos últimos anos, as tarefas do administrador tornaram-se importante e ao mesmo tempo mais complexas. Uma vez que, essas mudanças vêm gerando a necessidade de administradores financeiros capazes de ajudar a empresa a gerir fluxos de caixa em diversas moedas, assim evitando-a de riscos que decorrem naturalmente de transações internacionais.
Existem formas de organização de empresas, as mais comuns são a firma individual, a sociedade por cotas e a sociedade por ações. A firma individual, como o próprio nome já diz, é uma empresa que pertence a uma única pessoa. Normalmente ela é gerida pelo proprietário e tem o hábito de utilizar recursos pessoais e é responsável pela tomada de decisão, porem tem responsabilidade ilimitada e todo seu patrimônio pessoas, e não