Pâncreas e Visita Domiciliar
O pâncreas é uma glândula que faz parte do sistema digestório e endócrino dos vertebrados. O pâncreas produz o suco pancreático que age no processo digestivo, pois possui enzimas digestivas. Esta glândula também é responsável pela produção de hormônios como, por exemplo, insulina, somatostatina e glucagon.
O pâncreas é um órgão localizado entre o baço, o duodeno e o intestino e fica atrás do estômago. É achatado no sentido ântero-posterior, apresentando uma face anterior e outra posterior. O comprimento varia de 12,5 a 15cm e seu peso na mulher é de 14,95g e no homem 16,08g.
O pâncreas divide-se em cabeça (aloja-se na curva do duodeno), colo, corpo (dividido em três partes: anterior, posterior e inferior) e cauda. A cabeça se encaixa no quadro duodenal e sua cauda é afilada.
O pâncreas tem uma dupla função: por um lado, A porção do pâncreas que exerce função exócrina é responsável pela síntese do suco pancreático, que contém enzimas que atuam na digestão de carboidratos (amilase pancreático), lipídios (lípase pancreática) e proteínas (proteases: quimiotripsina e carboxipeptidase), por outro lado, o pâncreas endócrino é o responsável pela elaboração e secretoção de hormônios: glucagon, insulina, somatostatina.
Insulina e Amilina que reduzem a taxa de açúcar no sangue.
Glucagon que, ao contrário da insulina aumenta a taxa de açúcar no sangue.
Somatostatina que inibe o pâncreas endócrino.
Polipeptídio pancreático que inibe o pâncreas exócrino.
Esta dupla atividade reflete-se na anatomia do órgão, pois o pâncreas endócrino é composto por uma série de microscópicos grupos de células, as Ilhotas de Langerhans, ou Ilhotas Pancreáticas, distribuídos por todo o órgão, embora principalmente na cauda, rodeados de acumulações de tecido pancreáticos responsáveis pelo fabrico das enzimas digestivas, os ácinos pancreáticos.
As Ilhotas de Langerhans que constituem a porção