diabetes
FERREIRA, Alecsandro Rachid, LEÃO, Hilzemir P., ANDRADE, Olga1
VIEIRA, Norma Maria Coelho 2
RESUMO: O presente artigo traz uma reflexão sobre o papel da Enfermagem na assistência ao paciente com Diabetes, enfatizando a importância da atuação de uma equipe multiprofissional no controle e prevenção de complicações agudas deste quadro metabólico e de seus fatores de risco. O presente estudo trata-se de Revisão de Literatura, com base nas publicações de 2004 a 2014, que tem por objetivo conceituar o Diabetes Mellitus, identificando seus diferentes tipos existentes, e ressaltando a relevância da atuação da equipe de enfermagem junto aos pacientes que realizam tratamento desta doença. Através desta pesquisa foi possível observar que em qualquer um dos diferentes tipos do diabetes, se o paciente não aderir ao tratamento medicamentoso e terapêutico, algumas complicações tendem a evoluir, em longo prazo, para estados irreversíveis. Sendo assim, o estudo visa, acima de tudo, ressaltar a relevância do papel do Profissional de Enfermagem como educador e disseminador de informações sobre o controle desta enfermidade e na identificação destes pacientes, realizando atividades grupais em salas de espera, visitas domiciliares ou através de atendimentos individuais prestados em consultas ambulatoriais.
Palavras-chave: Assistência de Enfermagem. Tipos de Diabetes. Diabetes Mellitus.
INTRODUÇÃO
O diabetes é um dos grandes problemas de Saúde Pública atualmente, e uma das possíveis causas para isto é apontada como reflexos de questões que envolvem o social, problemas econômicos, conflitos familiares, bem como pessoais (FAEDA e LEON, 2006).
O Brasil é o quinto país com maior número absoluto de diabéticos no mundo, e segundo o Ministério da Saúde, deve permanecer nesta mesma posição até 2030. Na Região Norte o número de pessoas com alguns tipos de diabetes, vem cada vez mais aumentando ao longo dos