Purgadores
Os purgadores termodinâmicos NÃO apresentam perdas de vapor e têm um consumo operacional menor do que os demais tipos disponíveis. A SUA Isotampa previne as perdas de vapor do purgador quando exposto ao tempo em dias de chuva ou muito frio.
Slide 2 – visão geral
É recomendado para remoção de condensado de linhas gerais de distribuição de vapor e linhas de trace amento. Podem também ser utilizados para a remoção de umidade de linhas de ar comprimido.
Slide 3
Vantagens: Compacto, simples, leve, robusto, sem necessidade de ajuste externo. Não afetado por golpes de aríete, superaquecimento ou vibração, e resistentes a condensado corrosivo. Trabalha em qualquer posição, preferencialmente com o disco na horizontal. Somente uma parte móvel, o disco, funciona como válvula de retenção. Modelos disponíveis com ou sem filtro incorporado; com bujão de dreno ou dreno de limpeza.
Desvantagens: Não operam em sistemas com reduzidas pressões de trabalho. Necessita tipicamente de uma pressão a montante mínima de 0.25 barg. Pode descarregar uma grande massa de ar, no início de operação, se a pressão do sistema não subir rapidamente. Se exposto às intempéries, o vapor flash contido na câmara, irá condensar mais rápido que o esperado, causando uma diminuição no tempo de ciclo do purgador. A descarga para a atmosfera pode atingir altos índices de ruído.
Slide 4 - funcionamento
O funcionamento dos purgadores termodinâmicos se dá pela diferença de velocidade entre o vapor e o condensado na passagem pela sede.
Essa ação ocorre quando a alta velocidade do condensado gera