Purgadores
Purgadores ou purgadores de condensado são equipamentos utilizados para separar o liquido condensado da linha, sem deixar que o vapor escape. Além disso servem para separar gases presentes, como por exemplo o próprio ar atmosférico.
Os purgadores são parte importante no processo de transporte do vapor e sua má especificação pode acarretar problemas sérios tanto em eficiência e custo, quanto até mesmo na segurança da planta.
Fig 1 – Purgador mecânica de balde invertido Spirax Sarco IB600
O condensado formado na linha de vapor é extremamente prejudicial ao processo, pois a formação de liquido reduz o rendimento da transferência de calor, reduz a área de atuação e escoamento do vapor e provoca erosões, vibrações e golpe de Aríete. Esses golpes ocorrem principalmente nas mudanças de direção, extremos de tubulações, válvulas etc., pois as velocidades usuais para vapor são bem maiores (20 a 100 vezes) que as da água, se agravando pelo fato de que o condensado é incompressível.
Existem diversas situações que favorecem o aparecimento desse condensado na linha de vapor, tais como:
Precipitação da própria umidade nas linhas de vapor úmido;
Perdas de calor por irradiação na caldeira em linhas de vapor saturado;
Arraste de água da caldeira em linhas de vapor saturado ou superaquecido;
Na entrada em operação quando todos os tubos estão frios;
O condensado forma-se nos aparelhos de aquecimento a vapor, tais como serpentinas, refervedores, aquecedores a vapor, autoclaves, estufas, etc.
1.1 - Tipos de Purgadores
1.1.1 – Purgador de boia
Este tipo de purgador é composto de corpo e tampa, fabricado em ferro fundido ou aço carbono. É projetado para resistir a pressões de até 32 kgf/cm2, dispondo de um orifício de entrada para vapor com condensado e um orifício de saída do condensado. No seu interior, contém um sistema “sede” (válvula) para manter vedado o orifício de saída e que suporta uma boia flutuante, que fará a abertura e fechamento