Pureza Da Soda Caustica
Introdução
A soda caustica, NaOH, é uma substancia branca e uma base forte, pois seu cátion é um metal alcalino. Esta substância é muito instável, pois absorve água da atmosfera muito rapidamente e reage com o dióxido de carbono (CO²) presente no ar. Sua utilidade é em grande escala e nos mais variados setores como produções de: Papel, sabões, detergente, tratamento de água, cosméticos, alvejamento de tecidos e também é a base para produção de hipoclorito de sódio. Porém existe um problema, na maioria dos casos as substâncias estudadas apresentam algumas impurezas e elas devem ser desprezadas, pois podem contaminar o processo ou formar produtos secundários os quais podem não ser de interesse para o procedimento químico ou até atrapalhar os resultados ou o procedimento feito. Dessa maneira, quando aparecer impurezas em qualquer reagente devemos extraí-la para poder efetuar a estequiometria apenas com reagentes puros para quando efetuarmos os cálculos, estes saiam com os valores reais de nossa substância, sem interferentes.
Objetivo Determinar quantativamente a pureza da soda cáustica por meio da titulação.
Materiais e Reagentes
Balão Volumétrico de 500 mL
Erlenmeyer de 250 mL
Conta Gotas
Bureta de 50 mL
Suporte Universal
Proveta de 100 mL
Balança analítica
Espátula de alumínio
Agua destilada
Fenolftaleína 0,1%
HCl 0,1 N
Metilorange
Soda Cáustica
Procedimento
Pesou-se aproximadamente 2,623 g de soda caústica, posteriormente transferiu-se quantitativamente para um balão volumétrico de 500 Ml, completou-se o volume com H2Od.
Foi transferido 3 alíquotas de 25 mL, da solução padronizada e transferido para 3 erlenmeyers de 250 mL, após ter diluído cada alíquota a 50 Ml, foi adicionado 3 gts de fenolftaleína 0,1 % a cada erlenmeyer.
Foi titulado com solução de HCl padronizado 0,1 N,após a titulação anotou-se o volume gasto com o indicador fenolftaleína ponto de viragem rosa. Após isso , adicionou-se mais 3 gts de metilorange