Aldeidos E Cetonas VersaoAlunos2012
5359 palavras
22 páginas
Capítulo 8Aldeídos e cetonas
8 Aldeídos e cetonas Novo
A
ldeídos e cetonas são estruturalmente semelhantes, sendo que ambos contêm o grupo carbonila (C=O) como grupo funcional.
O
O
Aldeídos
H
C
R
H
O
Cetonas
R
C
R'
R
C
O
H
Ar
C
H
O
O
O
C
C
C
Ar
Ar
Ar ciclo Em geral, as reações de aldeídos e cetonas baseiam-se no fato de que a ligação C-O é polarizada, o carbono possui uma carga parcial positiva e o oxigênio uma negativa.
+
-
C O
+
C O
-
Devido à polarização, as reações de aldeídos e cetonas são divididas em reações de adição nucleofílica ao carbono e reações em que o oxigênio age como base.
Aldeídos e cetonas são extremamente úteis em sínteses porque podem ser transformados nas mais variadas classes de compostos. Possuem reatividade química muito semelhante, sendo que a principal diferença entre eles é a facilidade com que os aldeídos são convertidos em ácidos carboxílicos quando tratados com oxidantes brandos.
COO-NH4+
CHO
0
+ 2 Ag + H2O + 3 NH3 espelho de prata
+ 2 Ag(NH3)2OH reagente de Tollens
O
C
CH3
+ Ag(NH3)2OH
Não reage
180
Valdir Mano
Notas em Química Orgânica
Muitos aldeídos e cetonas são encontrados na natureza, aparecendo em fragrâncias, corantes, hormônios, açúcares etc. Entre eles podemos citar a progesterona, o benzaldeído, a β-ionona, o furaneol, a cânfora e a vanilina.
O
Progesterona
(hormônio feminino)
CHO
Benzaldeído
(aromatizante; óleo de amêndoas)
O
H3C CH3
CH CH COCH3
Cânfora
(usada em medicamentos)
O
CH3
-ionona
(obtida de violetas; perfumaria)
HO
Furaneol
(aroma artificial de morango)
CHO
O
O
Vanilina
(aromatizante; baunilha)
OCH3
OH
1. NOMENCLATURA DE ALDEÍDOS
São nomeados, pela nomenclatura substitutiva, trocando-se a terminação o do hidrocarboneto correspondente pelo sufixo al (para dois grupos –CHO usa-se dial). O carbono da carbonila recebe sempre o número “1” e não precisa ser citado. Na nomenclatura trivial, o aldeído é tomado como derivado do ácido carboxílico de origem,