PUPUNHA
Nome científico: Bactris gasipaes
Nome Popular: Pupunha, pupunha - marajá, que produz frutos verde - amarelados, pupunha-piranga, pupunha - tapiré, que produz frutos amarelo-ocre, pupunha - mato-grossense, com frutos pequenos avermelhados, pupunha - de - jacu ou pupunha brava, de frutos vermelho - vivos, pupunha - marajá, com frutos não tão oleosos como os das outras pupunhas e a pupunha - tapiré, que produz em menos tempo e não tem espinhos no caule, facilitando a colheita.
Origem: A pupunheira é nativa da região tropical das Américas, foi distribuída pelos Ameríndios no período pré-colombiano, desde seu provável centro de origem e domesticação no sudoeste da Amazônia.
Local de plantação:A pupunheira se dá melhor em ambiente quente e úmido
Período de safra: Frutifica de janeiro a março
Definição A pupunha é um fruto de uma palmeira que alcança alturas elevadas que chega a atingir 20 metros de altura, com o tronco todo revestido por anéis de espinhos, isso dificulta a colheita dos cachos com numerosos frutos e apresenta formato e coloração variadas: redondas, ovoides ou cônicas e cores vermelha, amarela, alaranjada e até mesmo verde. Fruta de excelente valor energético e elevado teor de vitamina A, apresenta polpa carnuda, espessa, e ás vezes fibrosa.
Métodos de Cocção
Tradicionalmente, o fruto da pupunha é consumido de uma única forma na maioria dos lugares onde ocorre: após separados do cacho e lavados, os frutos são cozidos em água com sal durante 50 a 80 minutos, em seguida são descascados, partidos pelo comprimento, a semente extraída e estão prontos para o consumo, servidos no lanche ou com café acompanhados com mel, açúcar ou ao natural.(quando mencionarmos aqui a palavra