Receita de pupunha
Introdução
"Pupunha é oriundo do tupi pu'puña”.
A pupunha (Bactris gasipaes), também chamada pupunheira e pupunha-verde amarela,planta da família Arecaceae é uma palmeira que pode crescer até 20 m. Originária das florestas tropicais do continente americano, é muito conhecida e consumida pelas populações nativas da América Central até a Floresta Amazônica, sendo há séculos utilizada na sua alimentação.
A pupunheira produz cachos grandes de frutos comestíveis, utilizados de variadas maneiras. Considerado alimento básico em algumas regiões, o fruto tem sabor agradável e alto valor nutritivo. É consumido cozido e presta-se à extração de óleo ou à produção de farinha, usada na alimentação humana e animal.
Características
Palmeira ou Pupunheira
A pupunheira é uma palmeira ereta, com troncos cilíndricos de 10 a 25 cm de diâmetro, normalmente cobertos de espinhos, que pode atingir até 20 metros de altura na fase adulta. Apresenta-se em forma de touceira com até 20 perfilhos adultos. Produz frutos carnosos (drupa) dispostos em cachos com cores variando entre o vermelho, amarelo, laranja, branco.
Seu palmito era pouco explorado, devido à grande quantidade de espinhos na estipe, isto é, no tronco, de onde se extrai o palmito. Esse era o principal entrave para a sua exploração racional e econômica. Contudo, o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) descobriu uma população sem espinhos na Amazônia Peruana e repassou suas sementes a várias instituições, dando origem a diversos plantios em todo o País.
De forma geral, as variedades ou tipos de pupunheira são agrupadas segundo a coloração da casca dos frutos (do vermelho intenso ao alaranjado e do