Pultrusão
ENGENHARIA DE MATERIAIS
PROF: ANTONIO GAMA
ALUNA: ISADORA JARDIM
TEMA DO TRABALHO: FABRICAÇÃO POR PULTRUSÃO
BREVE HISTÓRICO A primeira máquina de pultrusão foi construída em 1940. Permitia somente utilizar roving de fibras de vidro.
O QUE É PULTRUSÃO?
O processo de pultrusão é um método de fabricação contínuo, automatizado, para produtos de seção uniforme, em materiais compósitos, resinas poliéster ou viniléster, reforçados com fibra de vidro, aramida ou fibra de carbono. A fibra de vidro é o reforço mais comum, sendo os mais usados o fio, a manta e o tecido Para entender melhor o processo, nós podemos compará-lo à extrusão dos materiais termoplásticos. Extrusão é o processo no qual os materiais são aquecidos e “empurrados” através de um molde, onde o perfil é resfriado até a sua forma sólida final. Já na pultrusão os materiais são “puxados” através do molde.
O processo se inicia com as fibras de reforço sendo puxadas através de uma série de guias. Estas prosseguem para uma área de impregnação, que pode ser por banho ou injeção de resina formulada. As fibras impregnadas são pré-moldadas de acordo com a forma do perfil a ser produzido. O material compósito atravessa uma área aquecida do molde de aço, precisamente moldada na forma final da peça pretendida. O calor inicia uma reação exotérmica de polimerização na resina poliéster.
O perfil é puxado até sair do molde, rígido e quente. O resfriamento se dá enquanto o perfil é continuamente puxado por um mecanismo que segura e puxa simultaneamente. O perfil emergente do puxador está pronto para ser então cortado no comprimento desejado por uma serra automática.
O processo é aparentemente simples, mas inclui diversas variáveis que são fundamentais para a boa qualidade e propriedades mecânicas das peças obtidas. Em particular:
A velocidade de tração;
A temperatura do molde;
A qualidade do processo de impregnação das fibras com resina;
A fração volúmica de fibra;
A colocação do