Pulmão Negro
Disciplina: Ergonomia
Data: 19/02/2014
Ergonomia
É o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento, ambiente e particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia psicologia na solução dos problemas que surgem desse relacionamento.
Homem
Trabalho
Máquina
Ambiente
Em 1857 Jastrezebowisky publicou um artigo intitulado "ensaios de ergonomia ou ciência do trabalho". O tema é retomado quase cem anos depois, quando em 1949 um grupo de cientistas e pesquisadores se reunem, interessados em formalizar a existência desse novo ramo de aplicação interdisciplinar da ciência.
Em 1950, durante a segunda reunião deste grupo, foi proposto o neologismo
"ERGONOMIA", formado pelos termos gregos ergon (trabalho) e nomos (regras).
Funda-se assim no início da década de '50, na Inglaterra, a Ergonomics Research
Society.
Em 1955, é publicada a obra "Análise do Trabalho" de Obredane & Faverge, que torna-se deciciva para a evolução da metodologia ergonômica. Nesta publicação é apresentada de forma clara a importância da observação das situações reais de trabalho para a melhoria dos meios, métodos e ambiente do trabalho.
Em referência as publicações científicas que marcaram o início da produção dos conhecimentos em ergonomia, podemos citar:
A Ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho. http://www.ergonomia.com.br/htm/historico.h tm Ergonomia no Brasil
A ergonomia no Brasil começou a ser evocada na USP, nos anos 60 pelo Prof. Sergio Penna Khel, que encorajou Itiro
Iida a desenvolver a primeira tese brasileira em
Ergonomia, a Ergonomia do Manejo. Também na USP,
Ribeirão Preto, Paul Stephaneek introduzia o tema na
Psicologia.
Nesta época, no Rio de Janeiro, o Prof. Alberto Mibielli de
Carvalho apresentava Ergonomia aos estudantes de
Medicina das duas faculdades mais importantes do