Puericultura
Magistério Educação Infantil
TRABALHO
DE
PUERICULTURA
Adriana de Fátima Morais
Brumadinho
2013
ESCOLA ESTADUAL PAULINA ALUOTTO FERREIRA
Magistério Educação Infantil
TRABALHO DE PUERICULTURA
Projeto apresentado como requisito de avaliação da Matéria Aspectos Biopsicológicos da Educação. Tendo como orientadora a professora Adilda Maria Penido.
Brumadinho
2013
Introdução
Este trabalho vem nos informar sobre puericultura, que tem como francesa, teve inicio em fins do século XVIII e foi definida como um conjunto de regras e noções sobre a arte de criar fisiológica e higienicamente as crianças.
Hoje seu conceito foi aperfeiçoado: Puericultura também pode ser chamada de Pediatria Preventiva e tem como objeto uma criança sadia, sendo seu alvo é um "adulto perfeito": fisicamente sadio psiquicamente equilibrado e socialmente útil.
A puericultura é área da pediatria voltada principalmente para os aspectos de prevenção e de promoção da saúde, atua no sentido de manter a criança saudável para garantir seu pleno desenvolvimento, de modo que atinja a vida adulta sem influências desfavoráveis e problemas trazidos da infância. Suas ações priorizam a saúde em vez da doença. Onde os pais sofrem de grande ansiedade nos primeiros dias de vida do seu bebê. O nascimento induz um estado de confusão de sentimentos, em que a felicidade caminha de mão dada com o medo de não ser capaz de como deve criar seus filhos. Tudo é agravado se a informação o que receberem for contraditório. Saber lidar com os filhos dá primeira infância ate a adolescência, onde eles já tomam suas decisões e onde começa a puberdade e os conflitos com a família.
Seus objetivos básicos contemplam a promoção da saúde infantil, prevenção de doenças e educação da criança e de seus familiares, por meio de orientações antecipatórias aos riscos de agravos à saúde, podendo oferecer medidas preventivas mais eficazes. Para ser desenvolvida em sua