PUBLICIDADE
Tanto na nossa cultura e sociedade,consideramos que as coisas só exitesm por ter uma finalidade prática, vísivel e com utilidade imediata.Por isso não questionamos a ciência, pois imaginamos utilidade das ciências nos produtos da técnica, ou seja, aplicação cientifica á realaidade. Todos imaginavam ver essa utilidade nas artes também, tanto por causa da compra e venda das obras de arte, quanto porque nossa cultura vê os artistas como gênios que merecem ser valorizados para o elogio da humanidade.
Porém quando o assunto é filosofia, a resposta é que não serve para nada. Mas do mesmo jeito que a ciência trabalha com pensamentos e relatos, a filosofia segue a mesma linha. Pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes: tudo isso não é ciência, são questões filosóficas. O cientista parte delas como questões já respondidas, mas é a filosofia que formula e busca respostas para elas. Concluindo, a filosofia cria a pergunta e a ciência tenta responder.
Mas não podemos confundir, a ciência trabalha com conhecimentos, aplicações das teorias ficam por conta da tecnologia. Já filosofia é o ensinamento moral e ético. A filosofia seria a arte do bem-viver. Estudando as paixões e os vícios humanos, a liberdade e a vontade, analisando a capacidade de nossa razão para impor limites aos nossos desejos e paixões, ensinando-nos a viver de modo honesto e justo na companhia dos outros seres humanos, a filosofia teria como finalidade ensinar-nos a virtude, que é o princípio do bem-viver. Essa definição da filosofia, porém, não nos ajuda muito. De fato, mesmo para ser uma arte moral ou ética, ou uma arte do bem-viver, a filosofia continua fazendo suas perguntas desconcertantes e embaraçosas. Mesmo dizendo tudo isso não mudaria em nada, pois as perguntas filosóficas são - o que, por que e como - permanecem.
Atitude Filosófica -> Espanto, Dúvida,Problematização.
Atitude