publicidade
A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.
Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias. Pode-se traçar a história da publicidade desde a antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento.
Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc…, a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.
Tipos de publicidadeEditar
Anúncio publicitário é um género textual que tem a finalidade de promover um produto de uma marca ou uma empresa, ou ainda de promover uma ideia. A linguagem dos anúncios publicitários adapta-se ao perfil do público ao qual eles se destinam a um suporte ou veículo em que eles são publicados. A fim de alcançar seu objetivo, o publicitário utiliza inúmeros recursos da língua portuguesa.
As figuras de linguagem (metáfora, prosopopeia,etc.);
Onomatopeias.;
Ambiguidade (duplo sentido);
Variedades linguísticas (gírias, linguagem técnica...);
Estrangeirismos (principalmente palavras inglesas);
Verbos no imperativo;
Variação gráfica de letras;
Textos informativos;
Recursos sonoros;
Ironia;
Imagens.
O anúncio publicitário é constituído por linguagem verbal e linguagem não-verbal.
Finalidade do Género: persuadir o leitor a consumir um produto ou aderir a uma ideia.
Perfil dos interlocutores:
Leitores de