Publicidade e o Radio
A seguir um pouco sobre o rádio e a sua relação com a sociedade e com a publicidade. Começamos com a história do rádio, que só pode ser concretizada com a invenção de dois grandes homens, o brasileiro Roberto Landell de Moura e oitaliano Guigliemo Marcone. E com a influência que o rádio exerce sob a propaganda.
• DESENVOLVIMENTO
Após a descoberta do rádio vieram as emissoras, e a pioneira no país foi uma pernambucana, a Rádio Clube em 1919. A partir de 1920 conseguimos dividir as fases da rádio por décadas e seus momentos diferentes em cada uma. Como por exemplo, a década de 40 que é considerada a época de ouro da rádio, pois com o dinheiro da publicidade entrando (isso desde 1932) e com programas bons e populares o rádio se tornou o meio de comunicação de massa mais eficaz da época.
Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 12, a última palestra do Ciclo de Debates Radiofônicos: 90 anos de rádio no Brasil.
O evento, promovido pelo Curso de Comunicação Social da Unijuí e pela Rádio Educativa Unijuí FM, foi realizado no Salão Azul do prédio da Biblioteca Universitária Mario Osório Marques. Os debatedores da noite foram o jornalista André Machado, o gerente comercial da Rádio Jornal da Manhã, Douglas Brum, e Marcelo Blume, consultor de empresas e professor de marketing. A mediação do debate foi da professora e publicitária Rúbia Schwanke.
O tema abordado na ocasião foi a relação entre publicidade, marketing, negócios e o radiojornalismo. O palestrante deu início às atividades destacando a mudança no cenário do rádio com a vinda da internet. Após a abordagem, o jornalista pautou o assunto principal da noite: a relação entre as pautas no rádio e os anunciantes.
O jornalista destacou as diversas fases do radiojornalismo no Brasil, que compreendeu os programas de auditório, os anos dourados, o marco inicial das transmissões televisivas, até