resumo sobre efeito estufa
O processo efeito estufa e um mecanismo natural da terra, que tem como objetivo possibilitar a manutenção da temperatura. Se não houvesse o efeito estufa na terra, seria impossível se habitar nela, pois ficaria tão frio que inviabilizaria o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais, e isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela terra se perderia totalmente.
Ultimamente pesquisadores têm observado que o efeito estufa tem se potencializado cada vez mais com a queima de combustíveis fósseis, e assim tem colaborado com aumento da temperatura no globo. Com isso pesquisas recentes mostram que o século XX foi o mais quente durante os últimos 500 anos.
Pesquisadores afirmam que num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível do mar, e assim cidades litorâneas poderão desaparecer.
O efeito estufa e gerado a partir da derrubada de florestas, da queima delas, pois são as floretas que regulam a temperatura, os ventos e o nível das chuvas em determinadas regiões. Outro fator importante para o aumento do efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera.
Algumas medidas já estão sendo tomadas para se diminuir a poluição ambiental e a emissão de gases na atmosfera. O protocolo de Kyoto, assinado em 1997, prevê a redução de emissão de gases poluentes nos próximos anos.
Para se ter uma ideia do como é o efeito estufa hoje e como ele era antigamente temos que: Atualmente são despejados no ar cerca de 5 bilhões de toneladas de dióxido de carbono ( um dos principais gases causadores do efeito estufa) por ano, mas antigamente só era lançado 60 milhões de toneladas desse gás anualmente.