Trabalhos
SILVA, Kelly Cristina Freitas da
NASCIMENTO, Érica Patrícia de Sá
BEZERRA, Ana Cristina R.
Ciências Biológicas - UNEB
Período 2013.1
RESUMO
De acordo com Nobre (2007, p.65) “A mudança climática pode ser devido a processos naturais ou forças externas ou devido a mudanças persistentes causadas pela ação do homem na composição da atmosfera ou do uso da terra.” Diante disto, o objetivo deste artigo, descritivo-bibliográfico, é destacar a principal abordagem das mudanças climáticas em tornodo aquecimento global, cuja discussão vem ocupando um amplo espaço, tanto na mídia como no meio científico. O clima do nosso planeta é muito dinâmico, como tudo na natureza. A partir dessas mudanças, muitas pessoas criam mitos e questões. Portanto, no meio científico, esta discussão necessita de um maior aprofundamento. Para isso nos embasaremos nos trabalhos de Nobre (2007) e nos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas Globais (IPCC).
Palavras-chave: Mudanças climáticas. Aquecimento global. Efeito estufa.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo informar sobre como as mudanças do clima e o aquecimento global estão inter-relacionados. Explicar os efeitos diante da condição humana, desde os pequenos danos as grandes devastações. Debruçados sobre esta pesquisa, o texto apresentado é de cunho descritivo-bibliográfico.
O aquecimento global, no contexto dos debates atuais, é realmente um aumento da temperatura além do natural – e da capacidade da atmosfera em reter calor. Em resumo, a questão do aquecimento da Terra está diretamente relacionada à quantidade de energia que entra (via radiação solar) e sai (via calor) da Terra.
De acordo com o Nobre (2007),
Aí entra em cena a polêmica sobre as causas desse aquecimento: qual parcela diz respeito às causas naturais e qual resulta da contribuição das atividades humanas, com o progressivo