Publicidade e propaganda
CRITÉRIOS
Relatório exercício “Critérios”
Para realizar o exercício de “critérios”, aprendemos sobre o Método de Harvard para Negociações, o qual foi originado em Harvard Law School, com Roger Fisher, Willian Ury e Bruce Patton.
Trata-se de uma metodologia para negociações cotidianas, principalmente voltadas aos relacionamentos, como por exemplo, vida pessoal e negociações internas no trabalho, com uma proposta simples e eficaz para realizar acordos vantajosos. Essa metodologia toma como premissa que todas as negociações passarão por sete elementos fundamentais, os quais são: Comunicação, Relacionamento, Interesses, Opções ou formas de fazer, Legitimidade, ou seja, contra fatos não há argumentos, Alternativas e Compromisso. Em relação ao último elemento, uma curiosidade aprendida é que acordos verbalizados tem maior garantia de que serão cumpridos. Pesquisas apontam que o indivíduo que faz um acordo verbal terá maior responsabilidade em cumprir o combinado, no entanto os fatos geradores desse fenômeno são desconhecidos.
A estrutura do método passa por quatro importante critérios para atingir uma negociação eficaz, sendo eles 1º separar as pessoas dos problemas; 2º Concentra-se nos interesses, não nas posições; 3º Criar opções de ganhos mútuos; e por fim 4º Investir em critérios objetivos.
O primeiro critério é determinante para dar início a uma negociação racional e inteligente, que proporcionem resultados vantajosos. Toda negociação envolverá pessoas e seus interesses, tanto no objeto da negociação, quanto na qualidade dos relacionamentos, que oferecerá ganhos em longo prazo e confiança preservada. Dessa forma, se nosso foco estiver em pessoas e não nos problemas, haverá grande risco de negligenciar fatores que impactam as relações, expondo a negociação e o negociador a percepções equivocadas, emoções desfavoráveis e comunicação ruidosa, podendo colocar por terra grandes propostas, além de criar barreiras que dificilmente