Publicidade e Propaganda
Construa uma síntese para cada ferramenta do composto promoção, a partir dos seguintes tópicos:
GRUPO 1 - PROPAGANDA E PUBLICIDADE
Giovana Balam – Gustavo Agnese – Mayara Paduan
PROPAGANDA
Conceito
A propaganda é uma técnica de comunicação de massa, cuja finalidade é fornecer informações a um público determinado, provocando atitudes e ações positivas em relação aos produtos, serviços e marcas.
Propaganda, segundo Zenone e Buairide (2003, p. 38), “é qualquer anúncio ou comunicação persuasivos veiculados nos meios de comunicação de massa em tempo ou espaço pagos ou doados por um indivíduo, empresa ou organização”.
Objetivos
Informar: busca criar conscientização, conhecimento, além de possuir enquanto finalidade o desenvolvimento da imagem de empresas e produtos.
Persuadir: procura criar simpatia, preferência, convicção e em longo prazo a compra de um produto.
Lembrar: estimula a repetição de mensagens, além da apresentação continuada dos valores e conceitos da organização.
Tipos
- Propaganda institucional;
Tem o objetivo de promover o nome, a imagem pessoal ou a reputação de uma empresa.
- Propaganda de defesa;
Tipo de comunicação relacionada às categorias de defesa do consumidor quanto a produtos de baixa qualidade, riscos e saúde.
- Propaganda política;
Propaganda política, na acepção brasileira, é a utilização de meios de marketing, notadamente impressos, internet, televisão e rádio, para a divulgação de ideários político-partidários e para angariar votos.
- Propaganda eleitoral;
É a propaganda na qual os partidos políticos e candidatos divulgam, por meio de mensagens dirigidas aos eleitores, suas candidaturas e propostas políticas, a fim de se mostrarem os mais aptos a assumir os cargos eletivos que disputam, conquistando, assim, o voto dos eleitores.
-Propaganda religiosa;
A propaganda religiosa é usada pelos missionários para recrutar