tecnicas de simulacao
Além dos resultados das entrevistas e dos testes psicológicos, o candidato é submetido a uma técnica de simulação de algum evento relacionado ao papel que irá desempenhar na organização, fornecendo uma visão mais realista acerca de seu comportamento no futuro.
As técnicas de simulação são utilizadas nos cargos que exijam relacionamento interpessoal: como direção, gerência, supervisão, vendas, compras, contatos etc.
A simulação promove retroação e permite o autoconhecimento e a auto-avaliação. As técnicas de simulação devem ser conduzidas por psicólogos ou especialista no assunto.
È aplicada após a entrevista ou teste escrito, é uma tese em que os candidatos apresentam soluções de como tirar a empresa do prejuízo, por exemplo.A idéia não é obter respostas concretas, mas as colocações que possam contribuir para a estruturação do problema.
As técnicas de simulação abriram um campo interessante para o processo seletivo.São essencialmente técnicas de dinâmica de grupo pois as características humanas reveladas pelas técnicas tradicionais de seleção precisam aguardar sua confirmação ou não a partir de algum tempo dedesempenho no cargo, uma vez que elas não pesquisam o comportamento real dos candidatos e suas interações com pessoas, situações e desafios.
As técnicas de simulação deixam o tratamento individual e isolado para centrar-se no tratamento em grupos e substituem o método verbal ou de execução pela ação social. As técnicas de simulação são essencialmente técnicas de dinâmica de grupo.
Além dos resultados das entrevistas e dos testes psicológicos, o candidato é submetido a uma técnica de simulação de algum evento relacionado ao papel que irá desempenhar na organização, fornecendo uma visão mais realista