Publicidade alemã na segunda guerra mundial
Mídia mais utilizada pelo partido Nacional Socialista para conquistar votos do povo alemão que muito sofreu junto com seu país na derrota da Primeira Guerra Mundial:
[pic]
1930 - Eleições do Parlamento, o cartaz resume a ideologia nazista em uma imagem: A espada nazista cravada sobre a estrela de Davi na cabeça da cobra. Algumas das palavras em vermelho como sangue jorrando do réptil são: usura, Versailles (tribunal que julgou e condenou a Alemanha após a WW I), Inflação, Bolchevismo, Barmat, Kutisker, Sklarek (últimos três judeus envolvidos em grande escândalo financeiro), prostituição, terror, etc.
[pic][pic]
[pic][pic]
• Estes quatro denotam a personificação de Adolf Hitler como a solução para a Alemanha em crise. No primeiro Mjölnir e seu estilo resumem: "Chega! Vote Hitler!".
• O segundo apela para o moral dos trabalhadores com os dizeres: "Trabalhadores da mão e da mente! Votem no soldado do front Adolf Hitler!". O belo desenho retrata um trabalhador proletário metalúrgico e um dito trabalhador "pensador" lado a lado e semblantes semelhantes.
• No terceiro, poster para a Marcha Presidencial de 1932, dá uma visão diferente de Hitler vestido em terno preto ao invés do inseparável uniforme militar, dizendo:"Estamos com o destino da nação em nossas mãos!" e "Hitler é o Presidente do Reich!". Apesar de ser um belo cartaz não foi bem aceito pelo público feminino, pois além da expressão exageradamente séria o layout foi considerado muito comunista. O pior mesmo é que apesar das mensagens indicarem a vitória do líder nazista ele fracassou naquele pleito.
• Enquanto eram utilizadas cores para dar destaque aos cartazes, no último apenas um fundo preto e cabeça flutuante de Hitler (parecendo uma tentativa de hipnose), bastante moderno.
[pic][pic]
[pic]
Na sequência mais três propagandas insistentes para eleger Hitler desesperadamente. • No vermelho (algumas características que lembram o