Concepção sexulidade freud e foucault
3939 palavras
16 páginas
POR UMA HISTÓRIA DA SEXUALIDADE ENTRE FREUD E FOUCAULT:COSTURAS E ALINHAVOS
Maria de Fátima Pessoa de ASSIS1
Maria Lúcia de OLIVEIRA2
______________________________________________________________________________
RESUMO: O presente artigo apresenta como objetivo abordar a temática da sexualidade na atualidade a partir das contribuições de Sigmund Freud e Michel Foucault. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que derivou de experiências de trabalho no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão. Os resultados revelam que a aproximação entre Freud e Foucault torna-se importante por nos fazer ver as determinações históricas da sexualidade. Este estudo apresenta como conclusão a idéia de que embora existam diferenças entre estes autores no tratamento do tema da sexualidade, uma aproximação entre os mesmos é extremamente elucidadora para compreendermos os diferentes sentidos e significados que envolvem o debate sobre a sexualidade no contexto atual.
PALAVRAS-CHAVE: Sexualidade. Psicanálise. Contemporaneidade.
______________________________________________________________________________
Introdução
Neste artigo, procura-se abordar a temática da sexualidade na atualidade, cotejando-a a partir de Sigmund Freud e Michel Foucault. As reflexões apresentadas derivam de experiências de trabalho no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão, em cursos de formação de pedagogos e psicólogos. Em todos estes contextos, buscamos investigar como podemos compreender a sexualidade na contemporaneidade a partir de suas determinações históricas, sócio-culturais, antropológicas e psicossociais.
A aproximação entre estes dois autores revelou-se problemática, uma vez que o que estava em jogo eram as diferentes abordagens da sexualidade: em Freud encontra-se a hipótese repressiva enquanto que em Foucault o foco é a analítica do poder.
O trabalho de costurá-los mostrou-se árduo, embora profícuo para encaminharmos uma discussão sobre a sexualidade na