PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM REVISTAS INDEXADAS
Angela P. Farias Mengatto
Bibliotecária - Especialista em Gestão de Pessoas
Universidade Federal do Paraná (UFPR) angelamen@ufpr.br A grande demanda da produção científica nacional e estrangeira, em especial a publicação periódica solicita uma padronização estética na sua estrutura, de acordo com as normas (nacionais e internacionais) adotadas nos meios de publicação. Após essa adoção, é necessário pensar como a produção será publicada, disseminada, armazenada, recuperada e acessada. Daí a importância de publicar em revistas que sejam indexadas em bases de dados.
produto
(trabalho científico)
valor
MERCADO EDITORIAL publicação qual revista? qual base de dados?
valor
(trabalho científico)
publicação revista base de dados
visibilidade notoriedade intelectual relevância para a ciência estimula a geração de conhecimento
lucro
Qual o mercado/veículo para publicar o trabalho?? Periódico científico: publicação editada em fascículos ou partes, em intervalos pré-determinados (periodicidade), com a colaboração de diversas pessoas sob uma direção previamente constituída. Pode tratar de vários assuntos em uma ou mais áreas do conhecimento, pode ser impresso ou online. (UFPR, 2007)
Artigo científico: trabalho escrito por um ou mais autores com a finalidade de divulgar estudos e resultados de pesquisas. Formam a seção principal em revistas especializadas e devem seguir as normas editorais das revistas.
(UFPR, 2007).
INDEXAÇÃO DE REVISTAS EM BASE DE DADOS:
Base de dados: o que é:
“é uma coleção geral e integrada de dados junto com a descrição deles, gerenciada de forma a atender a diferentes necessidades de usuários".
ROWLEY (2002).
As bases de dados são mantidas e gerenciadas por instituições privadas ou governamentais, responsáveis por inserir programas que permitam a geração, operação, alimentação, armazenação, divulgação,