PU ginastica
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISÍCA
ANTONIO JORGE CERQUEIRA JUNIOR
A GINASTICA NO CONTEXO ESCOLAR
Trabalho apresentado no curso de Educação Física da Faculdade Ages como um dos pré-requisito para a obstinação da nota parcial da disciplina Fundamentos da Ginástica Geral no Iº período, sob orientação da Prof. MS Ana Paula Souza.
Paripiranga
Outubro de 2014
A escola é o local onde os saberes devem ser adquiridos e também aplicados. O aluno necessita da mesma para adquirir, desenvolver e reforçar conhecimentos, porém são várias as implicações que atualmente estão impedindo-os de vivenciar conhecimentos tão necessários à sua vida, não só intelectualmente como também emocionalmente, já que a escola também é local onde se constroem ou se fortalecem vínculos afetivos.
A ginástica no contexto escolar traz contribuições importantíssimas não só para o desenvolvimento físico do educando, mas como forma de liberar o estresse do dia a dia, além de também promover a integração dos alunos em determinados grupos, contribuindo desta forma para um ambiente socializador equilibrado.
Ainda em relaçãoàs contribuições da ginástica no âmbito educacional, Gaio (2010.p.204)diz que “Na ginástica, o corpo se encontra geralmente em situações e posições incomuns, sendo o momento de dominar os elementos sócioafetivos: emoção, atenção e concentração.”À medida que o aluno vai conseguindo transpor limites impostos pelo seu corpo, sua autoestima se eleva, contribuindo de forma positiva nas demais aulas do currículo escolar.
Lima (1989, p.120) nos diz que“Nas sociedades modernas, as normas de convívio são mais rígidas e causam um grande desgaste emocional a todos os indivíduos, que têm grande parte de suas liberdades bloqueadas.” assim as atividades de ginástica podem contribuir para que ao menos uma parte desse desgaste seja sanado e ao menos o seu corpo ganhe liberdade no que se refere ao