cromatografando
Alunos do 2° Período de Licenciatura em Ciências Biológicas doInstituto Federal de Alagoas – IFAL
Introdução
A cromatografia é um método físico-químico de separação. Ela está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devidoa diferentes interações, entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionária. A grande variedade de combinações entre fases móveis e estacionárias a torna uma técnica extremamente versátile de grande aplicação (DEGANI, 1998).
O termo cromatografia foi primeiramente empregado em 1906 e sua utilização é atribuída a um botânico russo ao descrever suas experiências na separação doscomponentes de extratos de folhas. Nesse estudo, a passagem de éter de petróleo (fase móvel) através de uma coluna de vidro preenchida com carbonato de cálcio (fase estacionária), à qual se adicionou oextrato, levou à separação dos componentes em faixas coloridas (COLLINS, 1993).
No presente trabalho, os modelos experimentais utilizados foram folhas de coração negro (amêndoa) verde e marrom, folhasde espinafre, bem como pimentões verde, amarelo e vermelho. De acordo com ANDRADE (1995), a cromatografia pode ser utilizada para a identificação de compostos, por comparação com padrões previamenteexistentes, para a purificação de compostos, separando-se as substâncias indesejáveis e para a separação dos componentes de uma mistura. As diferentes formas de cromatografia podem ser classificadasconsiderando-se diversos critérios.
A atividade elaborada de cromatografia visou à assimilação dos processos de separação de misturas, que segundo CHAVES (1997), acontece pela passagem de uma misturaatravés de duas fases: uma estacionária (fixa) e uma móvel. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciada por diferentes forças intermoleculares, incluindo